top of page
Prefeitura de Uberlândia

Prefeitura sanciona lei que cria tarifa zero para estudantes no transporte público

Regulamentação com detalhes sobre a operação do benefício deve ser publicada em fevereiro, após avaliação e adequações necessárias por parte da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes


O prefeito Paulo Sérgio sancionou, no final da manhã desta quinta-feira (9), a lei que implementa a tarifa zero no transporte público de Uberlândia para estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação e no ensino técnico profissionalizante, reconhecidos pelo Ministério da Educação, com carga horária total igual ou superior a 600 horas. O ato ocorreu no Terminal Jardim Canaã. Para entrar em vigor em definitivo, o benefício ainda deverá ser regulamentado por decreto, a ser publicado em fevereiro deste ano, após avaliação e adequações necessárias por parte da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.


“Essa é a primeira lei sancionada em nossa gestão e um dos primeiros compromissos que assumi perante a administração da Prefeitura de Uberlândia, justamente por entender ser uma pauta estratégica para continuarmos impulsionando o desenvolvimento da nossa cidade. A tarifa zero vai beneficiar as famílias, uma vez que os estudantes não terão que gastar com as passagens e não terão restrição de viagens, podendo utilizar também para ir a parques, eventos culturais, estruturas de lazer e esportes, por exemplo”, destacou o prefeito Paulo Sérgio.


Ao menos 43 mil estudantes já cadastrados no Sistema Integrado de Transporte (SIT) serão beneficiados assim que o projeto entrar em vigor. Atualmente, os estudantes têm desconto de 50% sobre a passagem de ônibus.


A lei também autoriza o Município a custear, por meio de subsídio, a diferença entre a tarifa pública e a tarifa técnica definidas no contrato de concessão do transporte público local. Para a gratuidade no sistema de transporte coletivo, o investimento como subsídio por parte do Município é mensurado em ao menos R$ 13 milhões ao ano.


Para a aluna Rafaela Segala, do 9º ano do ensino fundamental, a adesão da tarifa zero para os estudantes de Uberlândia vai contribuir com todos. “Agora, tem esse diferencial. Muita gratidão por isso. É um momento muito importante para todos nós e eu acho que vai melhorar, inclusive, o desempenho dos alunos. Achei uma iniciativa incrível, porque eles pensaram em outros momentos do nosso dia a dia, como no lazer, e não só para ir à escola. Achei espetacular, realmente”, conta.

Comentarios


Posts em Destaques
Posts Recentes
Arquivos
Pesquise por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page